Tem alguma questão? 

Envie-nos uma mensagem.

 

 

CONTACTE-NOS

253 410 040
  • Morada: Rodovia Covas, pavilhão nº7 4810-565 Guimarães, Portugal
  • Email: geral@ambimac.com

 

Diagnósticos Ambientais


Um Diagnóstico Ambiental consiste numa avaliação preliminar sobre o estado e situação atual da empresa ou organização. Em que é efetuada uma análise de conformidade legal comparando-se as condições existentes com a legislação ambiental aplicável, com as licenças atribuídas e com as melhores práticas e técnicas reconhecidas para o sector de atividade onde se insere a organização.

Em função dos resultados do Diagnóstico Ambiental é elaborado um plano de ações orientado para a correção das não conformidades e/ou oportunidades de melhoria detetadas.

Mapa Integrado de Registo de Resíduos (MIRR)


Nos termos do artigo 48º do Decreto-Lei nº 73/2011, de 17 de Junho, ficam sujeitos a inscrição e a registo de dados no Sistema Integrado de Registo Eletrónico de Resíduos (SIRER):

  • As pessoas singulares ou coletivas responsáveis por estabelecimentos que empreguem mais de 10 trabalhadores e que produzam resíduos não urbanos;
  • As pessoas singulares ou coletivas responsáveis por estabelecimentos que produzam resíduos perigosos;
  • As pessoas singulares ou coletivas que procedam ao tratamento de resíduos a título profissional;
  • As pessoas singulares ou coletivas que procedam à recolha ou ao transporte de resíduos a título profissional;
  • As entidades responsáveis pelos sistemas de gestão de resíduos urbanos;
  • As entidades responsáveis pela gestão de sistemas individuais ou integrados de fluxos específicos de resíduos;
  • Os operadores que atuam no mercado de resíduos, designadamente, como corretores ou comerciantes;
  • Os produtores de produtos sujeitos a registo nos termos da legislação relativa a fluxos específicos.

Relatório Ambiental Anual


O Relatório Ambiental Anual (RAA) é um documento que permite acompanhar o desempenho ambiental das instalações abrangidas pelo regime de prevenção e controlo integrados da poluição (PCIP), as quais sejam detentoras de licença ambiental, reunindo elementos demonstrativos do cumprimento da referida licença. O RAA é preenchido anualmente, reportando dados relativos ao ano civil anterior.

Monitorizações Ambientais


A AMBIMAC encontra-se habilitada a efetuar monitorizações ambientais, através de parceiros técnicos devidamente acreditados.

Emissões gasosas

A monitorização dos poluentes emitidos pelas fontes fixas é obrigatória e da responsabilidade dos operadores. Nas chaminés abrangidas pelo Decreto-Lei n.º 78/2004. A monitorização consiste na realização de duas medições pontuais em cada ano civil, com um intervalo mínimo de dois meses entre medições. Os resultados da monitorização pontual devem ser remetidos à CCDR competente no prazo de 60 dias seguidos a contar da data da realização da monitorização.

Análise de efluentes

De acordo com a legislação especifica (Decreto-Lei 152/97, de 19 de Julho), a descarga de efluentes para o meio hídrico, solo e/ou coletores carece de meios de autocontrolo periódicos.  Este autocontrolo, consiste na caracterização de parâmetros qualitativos e quantitativos previamente identificados. O resultado das analises efetuadas deve ser comunicado às entidades competentes na periodicidade estabelecida.

Plano de Gestão de Solventes


O Decreto-Lei n.º 127/2013, de 30 de Agosto, almeja a redução dos efeitos diretos e indiretos das emissões de compostos orgânicos voláteis para o ambiente. Os compostos orgânicos voláteis (COV), resultantes da aplicação de solventes orgânicos em certas atividades e instalações, afetam a qualidade do ar sendo prejudiciais à saúde humana e ao ambiente em geral.

Implementação de Sistemas de Gestão e Auditorias


Atualmente é imperativo que uma empresa assegure a sua competitividade e expansão num contexto global e de mudança, através da melhoria contínua dos seus modelos de negócio, da sua organização, da sua flexibilidade, dos seus recursos humanos, das suas tecnologias e da oferta contínua de novos produtos e serviços.

A Realização de Auditorias aos Sistemas de Gestão têm como principal objetivo determinar se o sistema de gestão implementado está conforme os requisitos dos referenciais aplicáveis.

ISO 14001- Ambiente

Consiste num processo cíclico de melhoria contínua do desempenho ambiental da organização. Através deste sistema são controlados os aspetos ambientais, ou seja as atividades, produtos e processos que provocam, ou podem vir a provocar, impactes ambientais.

ISO 9001 - Qualidade

Refere as exigências de um sistema de gestão de qualidade com vista à eficácia na satisfação do cliente.

Certificação de Equipamentos


Procede-se à avaliação das condições de segurança associadas à instalação ou exploração dos equipamentos, antecipando o risco de falha e acidente provocado por deficiência de conceção, instalação e/ou manutenção segundo o Decreto-Lei 50/2005.